Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cientistas acreditam ter localizado a 'oitava maravilha do mundo'

Loading...

NOVA ZELÂNDIA

Cientistas acreditam ter localizado a 'oitava maravilha do mundo'

Os perdidos Terraços Rosa e Branco da Nova Zelândia - Foto: Charles Blomfield

Um dos lugares classificados como a "oitava maravilha do mundo", os perdidos Terraços Rosa e Branco da Nova Zelândia, podem estar uns 15 metros abaixo do nível da terra cobertos com cinzas vulcânicas. Pesquisadores neozelandeses acreditam ter descoberto sua localização exata, conforma a publicação Journal of the Royal Society of New Zealand.

Os dados usados pelos pesquisadores se baseiam nos diários de Ferdinand von Hochstetter, um geólogo germano-austríaco que tomou notas sobre a localização e aparência dos terraços naturais no século XIX, antes de em 1886 o monumento natural ter sido aparentemente destruído pela erupção vulcânica do monte Tarawera, perto do lago Rotomahana.

"Nossa pesquisa se baseia nos únicos dados disponíveis dessa parte da Nova Zelândia, e por isso estamos convencidos que podemos confiar em sua cartografia", disse o geólogo Bunn Nolden ao jornal britânico Guardian.

"Os terraços se transformaram na atração turística mais importante do hemisfério sul e do Império Britânico e recebiam embarcações cheias de turistas oriundos do Reino Unido, da Europa e da América", detalha Bunn, acrescentando que o problema em localizar os terraços consistia de que o governo neozelandês na época nunca se preocupou em cartografá-los e por isso eram desconhecidas suas latitude e longitude.

Os Terraços Rosa e Branco estavam situados nas margens do lago Rotomahana na ilha Norte e atraíram muitos turistas durante a segunda metade do século XIX. Eram na realidade extraordinárias cascatas cor-de-rosa.

Nolden recebeu diversas propostas para formar uma equipe de investigação e poder explorar o lago Rotomahana. Estão convencidos que, apesar de se encontrarem por baixo das cinzas de um vulcão desde o século XIX, os terraços podem estar em bom estado.


O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias